Informativos


24.09.2010
Biópsia de Pele
Biópsia de Pele
 
O exame histopatológico ou Anatomopatológico é realizado em espécimes de biópsias (pequenos fragmentos de pele, próstata, mama, etc) ou peças cirúrgicas (nódulo de mama, tiróide, segmento de estômago, osso, ou de qualquer outro órgão do ser humano). Tem por finalidade estabelecer um diagnóstico preciso que irá ajudar ou determinar o tipo do tratamento e o prognóstico.
 
Os espécimes para o exame geralmente são colocados em formol, um líquido que preserva o material, não sendo necessário colocá-lo em geladeira se você for levá-lo ao laboratório no dia seguinte.
 
O exame só é realizado mediante solicitação do seu Médico Assistente do paciente, que depois irá estabelecer um tratamento e fará o acompanhamento clínico.
 
A biópsia de pele geralmente é feita pelos Médicos Dermatologistas. Pequenas biópsias podem ser retiradas também pelo Médico Patologista no laboratório, como por exemplo, biópsia de mucosa oral e pele, obtidas por punch.
   
Biópsia de pele por punch

•    Este é um procedimento simples e seguro quando realizado por profissionais habilitados. É feito com anestesia local.
 
•    O fragmento de pele retirado é pequeno (3 a 5mm) e habitualmente não é necessário dar pontos.
 
•    Faça curativo uma vez por dia limpando o ferimento com  água oxigenada e álcool comum. Evite o uso de outros medicamentos locais, pois podem provocar alergias. Use esparadrapo anti-alérgico, fino, tipo micropore.
 
•    Se por algum motivo o curativo molhar troque-o imediatamente. Curativo molhado pode levar a infecção local.
 
•    Após dois dias o curativo pode ser feito com band-aid.
 
•    Em caso de dor use analgésico comum a base de paracetamol - 500 mg. Para criança usar uma gota por quilo de peso. Não usar dipirona e nem outros medicamentos que contenha dipirona em sua fórmula, bem como derivados da pirazolona, pois estes podem causar alergias.
 
•    Qualquer dúvida ou problema procure seu Médico Assistente ou o Médico Patologista que fez a biópsia o mais rápido possível.

Rotina para a realização de biópsia de pele por punch:

A biópsia cutânea por punch pode ser realizada pelo Médico Patologista, sempre atendendo a uma solicitação por escrito do colega Médico
Assistente do paciente.

O paciente ou alguma pessoa de seu círculo pessoal deverá comparecer ao laboratório no dia anterior ao procedimento para verificação do pedido médico e conferir o ou os exames solicitados, evitando assim surpresas ou mal entendidos.
Este procedimento é obrigatório, para usuários de convênios que dependem de liberação prévia.

Consentimento Informado para realização de biópsia de pele por punch:

É necessário que o paciente ou seu representante legal assine o termo de autorização antes do procedimento, que é denominado consentimento informado. Ver modelo abaixo:
 
Eu abaixo assinado, consenti que o Dr. Maurício Barcelos Costa, proceda a retirada de fragmento de minha pele (biópsia por punch), atendendo a solicitação por escrito do meu médico assistente.
Esta tem a finalidade diagnóstica e prognóstica, sendo que os exames solicitados nem sempre estabelecem uma doença específica.
Compromete-se o Médico supracitado a realizar o exame com todo o esmero possível, dentro das limitações próprias do método.
Este é um procedimento simples realizado com anestesia local, sem a necessidade de dar pontos. Declaro ainda que recebi por escrito os cuidados que deverei ter com o ferimento até a sua completa cicatrização, sendo o material necessário para este fim deverá ser adquirido por mim. A não observação destes poderá ocasionar infecção local ou muito raramente outras complicações mais graves.
O procedimento é realizado com material cirúrgico permanente, estéril (autoclavado), com agulha e luvas descartáveis. Todo o material poderá ser do tipo descartável, inclusive o punch, sendo esta uma escolha do paciente e gera ônus, além do honorário médico previamente anunciado.
    Declaro ter sido totalmente informado sobre os riscos do procedimento e declaro de acordo com a realização do procedimento.

                    Data - Goiânia, 03 de março de 2003.
           
_______________________________________________________
 Assinatura do paciente ou de seu responsável legal
 RG:
 CPF:


©2010 Raddar On-line.Todos os direitos reservados. Al. Cel.Eugênio Jardim esq. Al. Cel.Joaquim Bastos n.330 - Sl. 205/207
Centro Médico Excelsior - CEP: 74175-100 - Setor Marista Goiás